Como a Monitio combate a desinformação com a verificação assistida de factos
As ferramentas para a verificação assistida de factos é uma das novas características-chave da Monitio que está a ser desenvolvida. As ferramentas automatizadas são desenvolvidas em conjunto com a Universidade de Cambridge, especializada na verificação de notícias. O Professor Andreas Vlachos, da Universidade de Cambridge, é um dos pioneiros científicos no domínio da verificação de factos e faz parte da equipa Monitio.
Aumentar a desinformação exige ferramentas de verificação de factos
O número de alegações falsas em notícias actuais, eventos ou pessoas de destaque na Internet está a aumentar todos os dias. O impacto de tais alegações pode transformar-se em campanhas de desinformação, como vimos durante a pandemia de COVID-19, ou em ciberguerras de propaganda e informações falsas, como aconteceu desde a invasão da Ucrânia.
Os profissionais das diferentes empresas de comunicação social estão sob enorme pressão para verificar as suas afirmações através da verificação dos factos. A Monitio tem por objetivo apoiar os profissionais dos meios de comunicação social que utilizam a monitorização dos meios de comunicação social para investigar factos e tendências na verificação das suas fontes.
Quais são os principais problemas na verificação de factos?
Quando se trabalha com a verificação de factos para determinar a veracidade de uma afirmação, é necessário responder a perguntas relacionadas com a afirmação. É necessária a intuição, o conhecimento do mundo dentro de um determinado período de tempo associado à reivindicação e uma visão da política local. Os verificadores de factos profissionais podem passar horas e, por vezes, um dia inteiro (ou mais) a verificar uma única afirmação. Dependendo da sua complexidade.
Devido aos desafios que os profissionais enfrentam quando verificam uma reclamação manualmente, tem havido um foco crescente na forma de acelerar o processo de verificação de factos através da automatização. Um estudo demonstrou que gerar perguntas e responder-lhes reduz o tempo gasto na verificação até 20%.
Como a Monitio aborda a verificação de factos
As perguntas de verificação de factos têm como objetivo procurar provas e, principalmente, abordar a informação que falta na afirmação. Por conseguinte, a tarefa de geração automática de perguntas é um desafio, mas útil para apoiar os profissionais dos meios de comunicação social.
Monitio gera perguntas com base em diferentes períodos da reclamação, bem como na sua fonte e data. São geradas perguntas de verificação de factos para cada período, orientando o sistema para questionar diferentes partes da afirmação:
Os resultados da avaliação baseados no feedback humano, bem como em medidas técnicas, mostram que o método de geração de perguntas do Monitio produz perguntas mais inteligíveis, claras, relevantes e informativas em comparação com outros sistemas testados.
A verificação assistida de factos e de alegações será integrada na Monitio, estando a primeira versão prevista para o lançamento do produto em 2022.